Potros : a conquista de um sonho - 13/07/2011

Especialistas revelam o que é preciso saber e fazer para garantir a saúde dos animais, dos pés à cabeça, desde os primeiros dias até transformá-los em adultos fortes, bem preparados e, sobretudo, companheiros

A chegada de um potro é sempre um momento especial. É a materialização do sonho que rebenta ao mundo com novas expectativas. Será preto, tordilho, alasão, grande, pequeno, aprumado, dócil como o pai ou ligeiro como a mãe? Pouco importa. Impossível é ficar indiferente.

Um potro, assim como uma criança, é sempre uma nova esperança. Seja na simplicidade de uma pequena fazenda ou na maternidade de um grande criatório, potros são sempre prenúncio de dias melhores. Algo em que se quer acreditar, investir e apostar.

A vontade - e a pressa - de produzir produtos cada vez melhores, no entanto, tem os seus percalços. Embora fortes e promissores, cavalos são animais sensíveis e qualquer deslize pode se transformar em grandes traumas, tanto do ponto de vista físico quanto mental dos equinos. Alguns descuidos podem ser fatais ou, quando não, trazerem problemas irreversíveis para a vida adulta dos animais.

Dia desses um pequeno criador lamentava a perda de um potro de pouco mais de quatro semana de vida. "O que eu fiz de errado?", penitenciava-se, como se tivesse perdido um filho. Talvez nem tenha feito nada de anormal e foi apenas um furto do destino.

O fato é que existem algumas medidas que ajudam a boa formação, desde o pré-parto até os primeiros dias, semanas, meses e anos de vida. Vale lembrar que, embora algumas raças introduzam animais com pouco mais de dois anos em provas, eles são considerados potros até os cinco anos. A própria FEI (Federação Equestre Internacional) permite apenas animais com mais de seis anos em provas internacionais.

O que, então, pode garantir uma vida saudável - física e mentalmente - aos potros nos seus primeiros meses e anos de vida? Não há um regra infalível, todos hão de convir. O que se pode delinear são experiências de profissionais que convivem com o tema. Nas páginas a seguir, você poderá conhecer o que pensam e recomendam alguns especialistas de diferentes - nutrição, odontologia, podologia, pelagem, doma e iniciação - consultados pela Horse sobre o tema potro.

Não são opiniões unânimes. São pontos de vista da experiências práticas da lida com os cavalos, para que o leitor possa escolher o seu próprio caminho. Pelo em um ponto todos estão de acordo: um futuro saudável e promissor aos potros!

Fonte : Revista Horse


Últimas dicas:


"O CHICOTE E A BELEZA" - 23/08/2004
"SEU CAVALO NO DENTISTA" - 19/07/2004
"MANUAL DE EQUITAÇÃO FUNDAMENTAL" - 07/07/2004

 

 

 
 
 
 
FAMOSO AL
Macho
Puro Sangue Lusitano
25/10/2009 - BRASIL
Venda
Garanhão
1,64 (m)
Isabel
 
Saiba mais
  ©2000 Haras Cantareira - Mairiporã - São Paulo - Tel: (11) 4485-1244