"SEU CAVALO NO DENTISTA" - 19/07/2004

Parece algo estranho e muito diferente, talvez longe do que estamos acostumados, mas seu cavalo precisa ir ao dentista de vez em quando. A dentição de um cavalo é um fator muito importante e deve ser levado em consideração ao se analisar a saúde, a performance, o comportamento e até mesmo o modo de vida em geral.

A dentição de um cavalo cresce continuamente por toda a vida. Ao pegar a comida e mastigá-la, os dentes vão se desgastando e formando pontas. Por alguma razão, este desgaste não é igual em todas as partes, resultando em superfícies irregulares, que torna a mordida do cavalo ao mastigar também irregular. Além disso, pontas afiadas se formam causando desconforto no mastigar.

Estas pontas são formadas do lado de fora dos dentes na arcada superior e do lado de dentro na arcada inferior. Como a maioria das pessoas não tem o hábito de colocar a mão dentro da boca do cavalo para verificar as pontas ou sinais de irregularidade na mordida, aqui vão algumas dicas e alguns sintomas que podem significar problemas dentários:

  • Incômodo ao se alimentar;
  • Comer mais devagar do que o normal;
  • Derrubar comida ao mastigar, perdendo;
  • Perda de peso, em decorrência da dor e do derrubamento de comida ao mastigar;
  • Dificuldade e incômodo em aceitar a embocadura;
  • Dificuldade em virar para os lados enquanto trabalhando;
  • Mau hábito;

Portanto, lembre-se de verificar pelo menos a cada 6 meses a dentição de seu cavalo. Se seu cavalo apresenta estes ou outros sintomas parecidos, consulte o veterinário para checar a necessidade ou não de um serviço odontológico. Existem veterinários especialistas em odontologia eqüina que poderão manter uma rotina de visitas a seu cavalo, ajudando-o a ter sempre a saúde em dia.

Aluísio Marins, MV


Últimas dicas:


"O CHICOTE E A BELEZA" - 23/08/2004
"SEU CAVALO NO DENTISTA" - 19/07/2004
"MANUAL DE EQUITAÇÃO FUNDAMENTAL" - 07/07/2004

 

 

 
 
 
 
DOM QUIXOTE LS
Macho
Puro Sangue Lusitano
26/07/2007 - BRASIL
Em Treinamento
Garanhão
1,70 (m)
Tordilho
 
Saiba mais
  ©2000 Haras Cantareira - Mairiporã - São Paulo - Tel: (11) 4485-1244